Ciclista Iniciante: Conheça os Principais Erros Que Você Pode Cometer

O ciclismo é uma excelente atividade recreativa, que traz diversos benefícios à saúde, além de proporcionar uma sensação de liberdade incrível! Porém, se você é um ciclista iniciante, vale verificar se não está cometendo algum desses erros. Nesse post vamos falar sobre os principais deles. Descubra agora!

1. Usar roupa íntima com o Bretelle

O Bretelle não foi feito para usar com nada por baixo. Ele foi feito para você usar sem roupa íntima. Agora se você for fazer um treino mais longo existem no mercado alguns cremes que ajudam e evitam que você tenha uma assadura ou lesões na pele.

2. Manobras bruscas

Evite fazer manobras bruscas, principalmente se você estiver em grupo porque você desvia de um buraco, mas a pessoa que vem atrás de você não.

 Então o segredo para isso é se antecipar: já prever o que você vai passar na frente. Se precisar frear ou mudar de direção faça isso suavemente de forma previsível e avise os outros ciclistas. Se você estiver em um pelotão não esqueça tem sempre alguém atrás de você!

3. Marcha errada

Outro erro é você estar pedalando na marcha errada! É verdade, você pode pedalar de uma maneira mais confortável tendo uma cadência ideal nem muito rápida e nem muito devagar Então troque de marcha no meio do pedal até que você ache a sua cadência ideal para pedalar Isso vai fazer uma grande diferença no desempenho durante o percurso e ainda garante que você não canse muito.

4. Comprar a bicicleta no tamanho errado

 Muita gente não sabe, mas bicicleta tem tamanho.  Um teste rápido que você pode fazer é sentar no selim e apoiar o calcanhar no pedal na parte mais baixa dele. Se você não estiver alcançando o calcanhar é porque o selim está muito alto Se a sua perna estiver muito flexionada é porquê o selim está muito baixo.

 Se você não consegue fazer um ajuste meio termo significa que essa bicicleta não serve para você O ideal é você procurar um profissional especializado e fazer um bike fit. No bike fit você vai achar o tamanho certo da bicicleta e o profissional vai fazer os ajustes finos Isso vai deixar a bicicleta mais confortável pra você e vai te evitar uma lesão.

5. Não revisar o equipamento

Antes de você sair pra treinar verifique:

–  A alavanca da blocagem da sua roda das duas estão fechadas;

– Se o freio está fechado;

–  A pressão do pneu e a lubrificação da corrente.

 Isso vai evitar um problema no seu treino. E quando sair para pedalar não se esqueça de levar a câmara de ar uma bomba e as ferramentas, bem como, os seus documentos e dinheiro.  Você nunca sabe quando vai precisar.

6. Não levar água nem alimento extra

Leve sempre água e comida para o seu treino e deixe uma margem para o caso dele se prolongar mais do que você tinha imaginado ou por algum imprevisto. Você é o motor da bicicleta, se você estiver desidratado ou como fome você pode não chegar no seu destino

7. Não soltar a sapatilha ao descer da bike

Tem uma certeza nessa vida todo ciclista que usa sapatilha ou caiu ou vai cair na hora de descer da bike sem soltar a sapatilha. Um dia vai esquecer não vai ter jeito. Você tem que sempre lembrar desclipar ele antes de parar a bike e o ideal quando você está começando é andar num lugar mais controlado fora do trânsito para evitar um acidente maior.

8. Bater o pedal no chão

 Esse erro também é clássico:  bater o pedal no lado de dentro da curva, principalmente o pessoal que está começando a competir. Se você entrar na curva não esqueça de levantar o pedal de dentro sempre. Nunca deixe o pedal embaixo porque você pode bater ele no chão e aí você vai cair

9. Usar quantidades erradas de lubrificante

 Usar lubrificante na bicicleta é essencial, só que usar muito lubrificante pode ser um problema porque vai atrair toda a sujeira, então você tem que colocar uma gotinha por elo e nunca deixar a sua corrente seca.  Isso irá aumentar bastante a vida útil do equipamento.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos de ciclismo!

Fechar Menu