4 dicas para manter o bom funcionamento da sua bike

Se sua bike ainda não é velha, mas já não está funcionando como era antes, vamos te dar dicas pra você deixar sua bike tinindo! Então leia o post até o final!

1.      Calibragem dos pneus da bike

A dica  principal é a calibragem dos pneus:   verifique antes de sair,   se estiver muito murcho  você pode furar ele nos buracos e perder rendimento no pedal.   Mas não exagere na pressão, pois  um pneu muito cheio faz você perder aderência na curva,  embora tenha mais rendimento na reta. Fora que a bike fica mais desconfortável nos buracos . O importante é você olhar na lateral do pneu , onde tem a especificação da calibragem dele.  Se você é uma pessoa mais pesada  coloque uma calibragem mais alta  sem passar do limite.  Se você é uma pessoa mais leve  use uma calibragem mais baixa  assim você vai ficar com um ótimo rendimento.

2.      Manter a bike limpa

Sabe aquele barulhinho irritante  que você está numa subida e a bike fica “crec-crec”  você acha que é o movimento central, mas  às vezes é uma sujeirinha ali no eixo da blocagem ou em algum outro lugar.  Então,  manter a bike limpa já é um passo pra ela ficar melhor  Pra que isso não aconteça você tem que manter a bike limpa e lubrificada.  Outra parte importante é a relação  entre  a corrente o cassete a coroa.   Você tem que manter ela limpa e lubrificada.

Também, se você pegou chuva seque dê uma atenção maior depois do pedal, porque ele pode enferrujar.

3.      Regular o câmbio corretamente

Muita gente tem medo de mexer no câmbio,  mas não é uma tarefa tão difícil assim.  Às vezes só mexer no parafuso de ajuste fino  já faz ele funcionar perfeitamente.  Se mesmo assim você não conseguiu regular  e ficou difícil pra trocar de marcha,   verifique os cabos e os conduítes. Pode ser que precisem ser trocados. É um investimento pequeno mas faz muita diferença no funcionamento do câmbio .

4.      Verifique sempre os freios da bike

Nem precisa falar que freio é uma questão importante pra segurança né ? Então uma verificação que você tem que fazer  é jamais deixar a sapata encostar no pneu!  Em todo o movimento do manete ela não pode encostar no pneu.   As duas sapatas têm que chegar juntas no aro,   e elas têm que pegar por inteiro.   Se o cabo estiver desfiado ou oxidado troque na hora,  nem pense.  É a sua segurança que está em jogo .

Toda peça tem sua vida útil.  Então, o ideal é você conseguir deixar a manutenção da bike em dia!  Não importa se sua bike é cara ou barata.

Não adianta você ter uma bike de 15 mil se você não consegue manter.  É melhor você ter uma bike simples com a manutenção em dia do que uma bike top parada na garagem.

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