SOBRE BENTO GONÇALVES

Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a 115 quilômetros da capital Porto Alegre, é um polo moveleiro e vitivinícola conhecido nacional e internacionalmente. A cidade se destaca por suas feiras e eventos, assim como seus muitos atrativos voltados ao turismo, nas quatro estações do ano.

Chamada de “Capital Brasileira da Uva e do Vinho”, Bento foi pioneira no desenvolvimento do enoturismo no Brasil. O Vale dos Vinhedos é, hoje, o principal destino enoturístico do País e a primeira região a obter Denominação de Origem para seus produtos.

Com suas paisagens repletas de parreirais e natureza exuberante, a cidade atrai visitantes interessados no turismo rural, cultural, vitivinícola e de aventura, que buscam o clima acolhedor da serra, o bom vinho e a farta gastronomia italiana.

Há uma programação temática durante todo o ano e um exemplo disso é o “Bento em Vindima”, de janeiro a março, com a atividade da colheita da uva.

Localizada no centro, a Via del Vino é o coração da cidade, contando com o chafariz de vinho. E o Pipa Pórtico, a Igreja Matriz Cristo Rei e o Monumento aos Imigrantes Italianos, assim como o passeio de Maria Fumaça e o roteiro pelas vinícolas, são também atrações em Bento.

A cidade oferece cinco rotas turísticas para conhecer toda a beleza e cultura da região: Vale dos Vinhedos – vales e montanhas cobertos de parreirais; Caminhos de Pedra – resgatam a herança cultural dos imigrantes italianos; Vale do Rio das Antas – cercado por uma paisagem exuberante; Rota das Cantinas Históricas – retratando a vida do colono; e Rota Encantos de Eulália – passeio de puro charme e encanto.

 

COMO CHEGAR

DE AVIÃO

O aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul, a 45 quilômetros. O aeroporto de Porto Alegre fica a 124 quilômetros.

DE CARRO

Vindo de Porto Alegre, acesso pela BR-116, RS-122 e RS-470. Vindo de Caxias, acesso pela RS-453 e RSC-470.

DE ÔNIBUS

As empresa Itapemirim e Penha têm ônibus partindo de diversas capitais do País com destino a Porto Alegre. A viação Unesul faz a linha Porto Alegre x Bento Gonçalves.

CIRCULANDO

A melhor maneira de circular por Bento Gonçalves (RS) é de carro – as principais atrações ficam afastadas do Centro. A RS-470 cruza a cidade. Por ela é fácil chegar aos distritos de Tuiuty (onde está a vinícola Salton) e Faria Lemos (sede da Dal Pizzol) e à chamada Estrada do Vinho (RS-444), que leva ao Vale dos Vinhedos.

Fonte

Picture 1 of 5