REGULAMENTO

 

PERCURSO DA PROVA

O percurso passará por diversos tipos de terrenos exigindo total atenção dos atletas, prevalecendo as leis de trânsito – quando em vias públicas – e o uso do bom senso para o correto andamento da prova. A organização do Wine Bike poderá alterar o percurso da competição, sem aviso prévio, por questões de segurança ou de força maior.

CIRCUITOS E CATEGORIAS

Após a escolha do circuito, o atleta deverá se inscrever na faixa etária correspondente à idade que o mesmo terá no ano vigente da prova. Dentro da categoria em que deseja se inscrever deverá observar o ano de nascimento referente à respectiva categoria. Caso não seja atingido o mínimo de três atletas por categoria, os inscritos serão remanejados para categoria inferior.

A prova está dividida em três circuitos: WB PRÓ 90 km, WB SPORT 50 km e WB AMADOR 30 km. Somente os ciclistas que completarem o circuito dentro do tempo máximo determinado pela organização serão oficialmente considerados como tendo terminado a prova. 

A distância real dos circuitos e suas altimetrias podem variar da publicada ou informada anteriormente. O ciclista deve sempre seguir o trajeto oficial, conforme sinalização horizontal e vertical, e obedecer às instruções dos Agentes de Trânsito, Policiais Militares ou Staff. Não poderá tomar quaisquer atalhos ou outra vantagem de natureza semelhante contra seus concorrentes, ainda sendo responsabilidade de cada participante acompanhar o circuito oficial. O não cumprimento ou infração destes resultará na aplicação das penas cabíveis pela comissão organizadora. 

Os ciclistas que deixarem o circuito pré-estabelecido, por qualquer motivo, devem retornar ao mesmo no ponto exato de onde saíram.

Nenhum ciclista deve invadir ou transpassar, em qualquer época do ano, as propriedades particulares por onde a prova passar sem autorização do proprietário do referido imóvel, sob pena da lei, mesmo tendo feito parte do percurso da prova. O circuito é totalmente sinalizado: na forma vertical com fitas, placas e faixas (exemplo abaixo) e, na forma horizontal, com cal.

PONTOS DE FISCALIZAÇÃO

 Para um melhor controle de classificação e chegada dos atletas, teremos pontos de fiscalização no meio dos circuitos. Estes pontos serão sinalizados.

REGRAS DE TRÂNSITO

 O Wine Bike não terá uso exclusivo de via pública ou privada durante todo o roteiro de prova.

Todos os regulamentos de trânsito regulares devem ser observados na realização da prova – no Brasil dirige-se no lado DIREITO da estrada! 

O não cumprimento dessas regras exime a organização do Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos de quaisquer responsabilidades sobre acidente ou dano causado ao patrimônio público ou privado, incluindo danos morais eventualmente provocados ou reclamados pelos participantes ou a terceiros. Recaindo sobre o causador a responsabilidade dos danos, custos e das ações cabíveis. Instruções de Agentes de Trânsito, Policiais Militares e Staff devem ser rigorosamente respeitadas. 

PONTOS DE APOIO

 A organização disponibilizará dentro do roteiro do Desafio:
  • Circuito WB PRÓ – 7 pontos de apoio,
  • Circuito WB SPORT – 4 pontos,
  • Circuito WB AMADOR– 1 ponto.

Dentro da estrutura de apoio será disponibilizado:

  • Abastecimento de água
  • Dois pontos de percurso e chegada com reposição líquida eletrolítica 
  • Frutas
  • Ponto de comunicação de emergência, via radio amador
  • Tambor para coleta de lixo
  • Local de apoio e abastecimento da equipe ao atleta (três pontos de abastecimento que serão identificados no guia do atleta digital encaminhado ao e-mail informado no ato da inscrição)

O apoio externo aos atletas poderá ser realizado apenas nos pontos de apoio indicados pela organização do 1º Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos. Essa informação será dada nos respectivos briefings eletrônicos da prova, nos mapas e informada no Congresso Técnico. Atletas que receberem apoio fora desses pontos serão automaticamente desclassificados.

Os carros de apoio dos atletas deverão seguir os roteiros alternativos de acesso informados no briefing e mapas. Não será permitido qualquer carro, de equipe ou atleta, trafegar no circuito de prova. Podendo ser automaticamente desclassificados os atletas da equipe. E o carro impedido de prosseguir.

 

INSCRIÇÕES

A prova será disputada entre os dias 17 e 19 de novembro de 2017 na cidade de Bento Gonçalves(RS) e as inscrições realizadas, exclusivamente, pela internet, através do site da empresa “Foco Radical”  www. Colocar o site.

inscrição no 1º Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos, edição 2017, é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, seja qual for a situação. O participante que ceder seu número para outro será responsável por qualquer acidente ou dano que este venha sofrer ou provocar, eximindo a organização de responsabilidade sobre o mesmo.

Após a realização da inscrição em uma determinada categoria ou circuito não serão aceitas alterações da mesma.

É obrigatório o uso do número de identificação afixado no guidão da bicicleta durante todo Desafio, até o cruzamento da linha de chegada, sendo passível de desclassificação o participante que não cumprir este artigo.

As inscrições pelo siteserão encerradas no dia “X DE X” de 2017. Não serão aceitas inscrições após esta data, por questões de logística e estruturação para o bom andamento do evento.

Ao fazer a inscrição o atleta ficará sob a cobertura do seguro de vida e acidentes pessoais (temos que contratar empresa de seguro), com validade durante o período da prova.

Após a efetivação da inscrição,a organização do evento não reembolsará o valor da inscrição aos participantes que desistirem da competição.

A efetiva realização da inscrição somente se dará após a confirmação do pagamento do documento de inscrição – para sua garantia traga o comprovante para apresentação na retirada do kit do atleta.

LARGADA – Vistorias

A largada será dada nas imediações do Dall’Onder Grande Hotel,  na rua Herny Hugo Dreher, 197, em Bento Gonçalves(RS), conforme programação do evento.

Na entrada do funil para o alinhamento das categorias será realizada a vistoria para confirmação das placas de numeral de identificação do atleta devidamente afixadas ao guidão, chip, lacres ou qualquer outro acessório de identificação exigido pela organização. O atleta que não estiver com a placa de numeral devidamente instalada na parte frontal do guidão, ou portando o acessório exigido pela organização, será impedido de alinhar para a largada até sua devida regularização.

CHEGADA

A chegada também será nas imediações do Dall’Onder Grande Hotel, com pórtico de chegada devidamente sinalizado e afunilado, por onde os atletas deverão passar, para que se realize a cronometragem e classificação final de cada participante com seu devido tempo de prova em sua respectiva categoria. Após a linha de chegada todos os atletas receberãouma medalha de participação. Os troféus e premiações para os cinco primeiros colocados de cada circuito/categoria serão entregues na Festa do Espumante, à noite.

 A classificação será por ordem de chegada, separada devidamente pelas categorias.

O atleta que, por algum motivo, não passar pela linha de chegada, não terá a sua classificação e seu tempo contabilizados. Portanto, não terá direito a reclamações posteriores.

No local da chegada haverá:

  • Ponto de abastecimento de água
  • Frutas
  • Banheiros
  • Além de uma grande área de estacionamento.
  • Área Amigos do Desafio (local será demarcado para montagem de tendas e assessorias esportivas); não será permitida montagem de tendas fora dessa área.
  • Local destinado para lavagem das bikes.
  • Não será permitida a comercialização de qualquer natureza na área do complexo ou seu entorno sem a prévia consulta e devida regularização junto à comissão organizadora do Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos.

PLACAS NUMÉRICAS

Todo atleta que se inscrever receberá uma placa com numeral de identificação com cor diferente entre os circuitos WB PRÓ, WB SPORT e WB AMADOR. A mesma deverá ser utilizada afixada na parte frontal da bike em todo período de prova até a passagem da linha final.

Premiação

  • Serão premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria com troféus e brindes de patrocinadores.
  • Serão entregues medalhas de participação a todos os atletas que completarem o circuito.

 QUESTÕES MÉDICAS E DE ATENDIMENTO

 É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico para a assistência e cobertura financeira em caso de acidente. As equipes de apoio da organização que trabalham no evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado para o hospital mais próximo. A partir daí a organização não se responsabilizará mais pelo mesmo. Todas as despesas médico-hospitalares correrão por conta do atleta acidentado.

Todos os atletas estarão cobertos pela apólice de seguro de vida e acidentes pessoais.

SAÚDE

Os ciclistas ao se inscreverem em suas respectivas categorias devem estar cientes e garantir que estão em dia com a saúde física e mental e em plenas condições de participar do Desafio.

A organização da prova reserva-se o direito de impedir que um ciclista continue a prova ao receber conselho médico, paramédico, de bombeiro ou qualquer outro reconhecido pelos organizadores da prova quanto ao seu não prosseguimento. E esta decisão dos organizadores da prova será definitiva, em beneficio da segurança e integridade do participante.

SEGURANÇA

Em caso de emergência, avisar o apoio mais próximo e acionar o resgate.

Lembramos que devido ao difícil acesso de alguns trechos do circuito, a equipe de resgate do evento utilizará dos meios de transporte disponíveis, os quais possuem limitações quanto à velocidade e progressão. 

Nos trechos mais perigosos do percurso, a organização deixará placas de sinalização e Staff indicando para a diminuição da velocidade e cuidado com o terreno. O atleta deverá atender às sinalizações durante toda a prova e respeitar os avisos horizontais, verticais e Staff. Em caso do atleta  desrespeitar as orientações, colocando em risco sua integridade física e de outros competidores, ou ainda de terceiros, a organização poderá penalizá-lo com a desclassificação da prova ou outras medidas cabíveis. 

Atletas que não estiverem oficialmente inscritos no evento, ou veículo de apoio de equipes, não terão direito à estrutura oferecida pelo Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos (hidratação, alimentação, socorro médico, apoio mecânico e outros serviços). Caso esses atletas ou veículo causem qualquer transtorno durante a prova, ou eles coloquem em risco a vida dos competidores, a organização tomará as medidas jurídicas cabíveis.

CORTES

Por motivos de segurança, e para que o desafio possa dar auxílio e atendimento de qualidade a todos os competidores, a organização estabelecerá horários de corte, encerrando os trabalhos dos fiscais de acordo com a programação. Os bikers que ainda estiverem no circuito deverão obrigatoriamente seguir as instruções dos fiscais e/ou serem conduzidos até a chegada pelos veículos da organização. Os atletas que se recusarem a seguir as instruções dos staffs e horários de corte estarão automaticamente desobrigando o Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos a prestar qualquer tipo de assistência.

EQUIPAMENTOS

É obrigatório o uso de bicicletas aro 26, 27,5 e 29 tipo MTB, capacete, luvas e preferencialmente óculos de proteção. Atletas que desobedecerem a essa recomendação serão desclassificados.

EQUIPAMENTOS PROIBIDOS

Os organizadores podem, a qualquer momento, proibir equipamento (exceto equipamento essencial de ciclismo) a seu critério, e os pilotos devem estar sempre em conformidade com tal proibição.

CANCELAMENTO DA PROVA

Em caso de cancelamento da prova por motivos de força maior (morte, acidente, condições meteorológicas, etc), os organizadores estarão isentos de qualquer tipo de indenização que não seja apenas e tão somente a devolução da taxa de inscrição.

ADIANTAMENTO DA PROVA

Em caso de adiamento da prova por motivos de força maior, tais como condições climáticas severas, enchentes, desmoronamentos e/ou outros, que de alguma forma possam por em risco a integridade dos atletas – sendo a decisão tomada pela comissão organizadora e comunicada com sete dias de antecedência a todos os atletas devidamente inscritos, em seus endereços eletrônicos cadastrados – os organizadores ficam isentos de qualquer tipo de indenização que não seja apenas e tão somente a devolução da taxa de inscrição em caso de desistência e, posteriormente, marcada e comunicada uma nova data para a realização da competição.

RESPONSABILIDADES:

O competidor inscrito assinará um termo de responsabilidade, por livre e espontânea vontade e ciência do seu conteúdo, em estar de acordo com seu regulamento no ato da retirada do kit do atleta. E que está ciente de que esta competição é um esporte de risco. Atesta que está clinicamente em condições físicas, mentais e devidamente treinado para tal. Concorda em observar qualquer decisão oficial da prova relativa à possibilidade de terminá-la em segurança. Assume todos os riscos em correr o Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos, inclusive os relativos a quedas, contatos com outros participantes, assalto, efeitos do clima, incluindo frio intenso, geada e/ou umidade, condições do circuito e do tráfego, respeitando as regras de trânsito em vigência. Assumindo total responsabilidade civil e criminal por qualquer acidente, prejuízo público ou privado que possa provocar, inclusive danos morais que venha a sofrer ou causar. Tendo em lista esta renúncia de direitos e conhecendo todos estes fatos já citados, aceita a inscrição e isenta os organizadores, todos seus patrocinadores, apoiadores, seus representantes ou sucessores de todas as reclamações ou responsabilidades por qualquer fato que o coloque fora da participação do Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos

REGRAS GERAIS E PUNIÇÕES:

 O Atleta poderá ser desclassificado sem aviso prévio pela organização caso:
  • Seja flagrado jogando lixo de qualquer espécie na mata ou em áreas públicas;
  • Saia com a bike da área de largada após a vistoria;
  • Seja flagrado pela organização dentro da área de largada em outro circuito a não ser o seu;
  • Seja flagrado pela organização pulando a cerca do funil de largada e não respeitando a forma correta de entrada no corredor de largada;
  • Receba qualquer ajuda fora da área de apoio delimitada pela organização;
  • Seja resgatado durante a prova, não informando à organização deste abandono;
  • Seja flagrado em caso de corte do circuito pré-estabelecido ou não constando a sua passagem nos postos de controle;
  • Caso a Equipe Médica e Staff do Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos constate que um competidor utilizou medicamentos classificados pela Confederação Brasileira de Ciclismo como doping, ou qualquer droga/medicamento, será automaticamente desclassificado.

A organização não se responsabiliza por objetos dos atletas esquecidos e/ou deixados sob a responsabilidade dos fiscais ou qualquer outra pessoa relacionada ao evento.

A Organização do Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos se dá ao direito de rejeitar e cancelar inscrições de atletas que tenham demonstrado falta de ética, de decoro e desrespeito ao próximo dentro ou fora da prova.

SEGURO

Todos os participantes estarão cobertos por seguro de vida e acidentes pessoais durante a competição, desde que informem corretamente o número do RG e/ou CPF na ficha de inscrição online. O Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos não se responsabiliza por informações incorretas preenchidas pelo participante no ato da inscrição.

DIREITO DE IMAGEM

 Ao participar deste evento, cada participante está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem ou nome divulgados em fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, patrocinadores ou meios de comunicação e ainda não sendo necessária sua autorização previa ou posterior indenização.

RECLAMAÇÕES

Quaisquer reclamações devem ser apresentadas por escrito e entregues aos organizadores após o ciclista ter cruzado a linha de chegada, dentro do período de tempo alocado e estabelecido abaixo. Um depósito de R$ 250,00 deve acompanhar qualquer reclamação, antes mesmo de ser considerada.

Se a reclamação for considerada procedente, o depósito será devolvido. Se a reclamação for indeferida, o depósito será mantido e doado para o desenvolvimento e melhoramento da prova.

Reclamações devem ser apresentadas no prazo de 15 minutos após o ciclista cruzar a linha de chegada. Reclamações sobre resultados devem ser apresentados no prazo de 30 minutos depois da divulgação dos resultados.

TERMO DE RESPONSABILIDADE

 Todos os participantes ao se inscreverem pelo sistema online do Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos estarão automaticamente concordando com todas as regras acima.

Sejam bem vindos

Equipe organizadora

Wine Bike Desafio Vale dos Vinhedos – 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *